Um novo Centro de Treinamento Esportivo (CTE) será construído no espaço ao lado do Complexo Mineirão-Mineirinho, integrado ao Centro de Esportes Universitários (CEU) da UFMG, na Pampulha, em Belo Horizonte. A iniciativa é resultado de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O projeto recebeu parecer favorável emitido pela Secretaria Municipal de Políticas Urbanas e as obras já tiveram início.
O Centro de Treinamento será utilizado para a capacitação de esportistas com alto potencial para participar de competições olímpicas e paraolímpicas. Para possibilitar as práticas esportivas e competições, o local será composto por espaços para treinamento de ginástica olímpica e artística, quadras cobertas para esportes coletivos (handebol, basquetebol, voleibol e futsal) e judô, além de um parque aquático. Todas as atividades contarão com a supervisão técnica da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.
Por meio do convênio, o centro receberá investimentos da ordem de R$ 31 milhões do Governo Anastasia e a licitação para execução da obra será realizada pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).
Projeto
O projeto do complexo esportivo, desenvolvido pelo corpo técnico da UFMG, já está pronto e divide o CTE em blocos 01, 02 e 03, três pavilhões e pista de atletismo. Além disso, será construído um estacionamento com capacidade para 304 veículos, incluídas 20 vagas com acessibilidade universal e seis para ônibus.
No bloco 01 será implantado, ao longo da Avenida Alfredo Camarate, a entrada principal do conjunto, a administração, o parque aquático, incluindo estação de tratamento e aquecimento de água, vestiários e depósitos de apoio ao parque e à pista de atletismo, e demais instalações comuns a todas as modalidades esportivas, como musculação, hidroterapia, fisioterapia e consultórios.
Já o bloco 02 agrupará as instalações para ginásticas, quadras para esportes coletivos e judô e locais para os respectivos apoios, como vestiário, depósito, maquinário.
Para ligar os dois pavilhões, haverá o bloco 03, que será implantado paralelamente à Avenida Alfredo Camarate, articulando todo o conjunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário